Páginas

[Resenha] Era uma vez minha primeira vez - Thalita Rebouças

Título: Era uma vez minha primeira vez.
Autor (a): Thalita Rebouças.
Editora: Rocco.

Sinopse:Coração acelerado, pernas bambas, arrepio na nuca e um friozinho na barriga. Medo? Sim. E também excitação, sonhos, dúvidas, inseguranças e todas as "noias" que as meninas sentem diante da tão esperada e, por que não, idealizada, primeira experiência sexual. São essas angústias e alegrias, contadas de forma leve e bem-humorada, que Thalita Rebouças apresenta em "Era uma vez minha primeira vez", a escritora usa toda a sua sensibilidade e bom humor para falar de um tema que ainda gera muita ansiedade e polêmica entre as garotas. Na linguagem típica das adolescentes, a experiente autora no universo teen conta como seis amigas inseparáveis - Teresa, Clara, Tuca, Fernanda, Patty e Joana -, todas entre 15 e 19 anos, enfrentam o antes, o durante e o depois de um dos momentos mais importantes na vida das mulheres. Mas não espere um manual com dicas sobre sexo, virgindade, gravidez e temas afins. O livro reflete as emoções, os sentimentos, medos e anseios das personagens em diversas situações com as quais as leitoras de Thalita certamente irão se identificar. 

 cd
Resenha
ba

 Fazia um tempo em que eu não lia nada da Thalita Rebouças e com essa leitura, fiz uma breve viagem no tempo de volta para a minha adolescência, onde tudo parecia mais simples apesar de na época parecer absurdamente preocupante.
 Nesse livro temos a história de seis garotas sobre como foi sua primeira experiência sexual.
 Teresa, Clara, Tuca, Nanda,  Patty e Joana são amigas, e como acontece nos melhores grupos de amizade, são diferentes e a diferença fortalece o amor e o companheirismo entre elas.
 As conversas, as dúvidas, expectativas nos fazem parar e rir por parecer uma cópia de conversas que com certeza todo adolescente, seja ele mulher ou homem, já teve no meio de um grupo de amigos.
 Thalita com seu jeito leve de escrever dá exemplos de experiências desde a mais tranquila até a mais horrorosa, e a importância que os amigos e amigas têm nesse processo. 
 Duvidas sobre o que fazer, quando vai acontecer, vergonha do corpo, medo, entre outros, são temas abordados de forma natural pela autora e destrinchados até chegar aos finalmentes, onde todas elas aprendem que o que realmente importa é a confiança. Com a troca de experiência as garotas aprendem que a primeira vez pode acontecer com alguém que você conhece a muito tempo e ser horrível, mas também pode ser que aconteça com alguém que acabou de surgir na sua vida e ser maravilhosa.
 No final das contas, não há uma regra e o que vale é viver a experiência e aprender com ela.
 Uma coisa que eu achei falha no livro, é colocar a primeira vez como se fosse algo importante só para as mulheres, mas eu acredito que é uma experiência marcante tanto para a mulher quanto para o homem, por mais que eles tentem levar de uma forma como se fosse algo que eles já nasceram fazendo.
 Enfim, com uma escrita engraçada e leve, Thalita Rebouças nos faz acreditar que talvez a primeira vez não esteja totalmente banalizada como vemos por aí hoje em dia, e sim um momento que ainda pode ser valorizado, discutido e contado apenas para os seus melhores amigos.



0 comentários :

Postar um comentário

 
Layout feito por Adália Sá | Não retire os créditos