Páginas

[Resenha] Protetorado da sombrinha 1 - Alma?

Título: Protetorado da sombrinha 1 - Alma?
Autor (a): Gail Carriger
Editora: Valentina
Sinopse: Alma? - Alexia Tarabotti enfrenta uma série de
atribulações sociais, quiproquós e saias justas (embora compridíssimas) em plena sociedade vitoriana. Em primeiro lugar, ela não tem alma. Em segundo, é solteirona e filha de italiano. Em terceiro, acaba sendo atacada sem a menor educação por um vampiro, o que foge a todas as regras de etiqueta.
E agora? Pelo visto, tudo vai de mal a pior, pois a srta. Tarabotti mata sem querer o vampiro  ocasião em que a Rainha Vitória envia o assustador Lorde Maccon (temperamental, bagunceiro, lindo de morrer e lobisomem) para investigar o ocorrido.
Com vampiros inesperados aparecendo e os esperados desaparecendo, todos parecem achar que a srta. Tarabotti é a responsável. Será que ela conseguirá descobrir o que realmente está acontecendo na alta sociedade londrina? Será que seu dom de sem alma para anular poderes sobrenaturais acabará se revelando útil ou apenas constrangedor? No fim das contas, quem é o verdadeiro inimigo, e... será que vai ter torta de melado?
Uma das séries de Steampunk mais cultuada do mundo.



Maravilhoso! A única definição que me ocorre no momento para esse livro. Peguei “Alma” por impulso, já que o livro que eu queria alugar não estava disponível. A primeira coisa que pensei quando comecei a ler era que a história toda era meio louca. Depois de algum tempo essa ideia foi reforçada pela nossa heroína, Alexia e sua inseparável sombrinha de bronze. Quem, ao ser atacada, fica chateada pela pessoa não ter se apresentado primeiro?
A história se passa no século XIX, mas ao contrário do que se poderia pensar, Alexia é uma mulher independente, culta e… uma solteirona. E apesar de se ressentir um pouco com as frequentes críticas de sua família à sua aparência pouco convencional – ela é meio italiana e tem um gênio forte demais, uma tez morena demais, um nariz grande demais...! – está conformada e deveras confortável com seu status que a permite se mostrar tão inteligente quanto qualquer cientista pomposo e tão franca quanto tem vontade. E ela abusa dessas características com mais frequência do que as pessoas ao seu redor se sentem confortáveis.


“- Então o que fez com ele?
- Bati nele com a minha sombrinha, é claro.
- Não!
- Bem no cocuruto. Faria o mesmo com qualquer um que me atacasse, sobrenatural ou não. Ele partiu para cima de mim, sem se apresentar, nem nada.”


Na sociedade londrina os lobos, vampiros e fantasmas convivem com humanos quase que harmonicamente. Pelo menos até que um pequeno incidente ocorre. Um vampiro tenta atacar Alexia e ela acaba matando-o com sua sombrinha. Ao contrário do que sua família pode pensar, Alexia não é uma mulher comum. Ela é o que o mundo sobrenatural conhece como preternatural. Ela não tem alma. De alguma forma a ausência de alma confere a nossa dama o talento incomum de neutralizar os habitantes do submundo. O toque dela anula os poderes sobrenaturais, o que a faz ser vista como uma ameaça por muitos integrantes desse meio.
Após o incidente, o DAS – Departamento de Arquivos Sobrenaturais – entra em ação e investiga o ocorrido.


“- Por que precisa ser assim sempre tão difícil?
- Ausência de alma?
- Falta de juízo!”


É então que conhecemos o Alfa dos lobisomens, Conall Maccon. Ele e a Srta. Tarabotti não conseguem se entender e estão sempre se comportando como cão e gato (ou seria melhor dizer lobo e gata?), graças a um infeliz episódio envolvendo um porco espinho. Após o assassinato acidental, diversos fatos suspeitos começam a ocorrer e colocam Alexia bem no olho do furacão sobrenatural. Ela precisa descobrir o que está acontecendo logo, pois sua vida começa a correr perigo. E Deus a livre de ser ataca por outro ser de dentes afiados, mal educado e pior, mal vestido!
O livro é muito divertido e absurdamente louco, o que por sua vez faz dele único e também muito original – ou como eu defini para minhas amigas, logo no começo da leitura: é engraçado, meio surreal, mas interessante. De um jeito meio esquisito -. Às vezes tive a forte impressão de estar lendo uma peça. Mas me interessou muito e já estou ansiosa pra começar o segundo!

Confira o Book Trailer:



Outras capas:





18 comentários :

  1. Essa capa maravilhosa me faz querer muito ler esse livro, obrigada mesmo por sua participação no Desafio, adorei sua resenha, me faz querer mais ainda lê-lo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que bom! Vale muito a pena. Ele é diferente de tudo o que eu já li. Aposto que você vai gostar também.

      Beijos!

      Excluir
  2. Oooi,

    Eu gosto muito dessa capa sabe?
    Mas o enredo não me agrada. Não gosto dos tipos do personagem e mesmo você elogiando a obra, não me senti atraida.
    Espero que o proximo livro te agrade ;)

    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também espero. Ele me lembrou muito uma peça de teatro às vezes e eu tenho que confessar que não gosto muito desse tipo de enredo, mas para minha surpresa acabei gostando kk.

      Beijos!

      Excluir
  3. Olá =)

    Finalmente comprei essa série, mas ainda não comecei a ler. Só leio coisas positivas sobre a série e mal posso esperar para lê-lo. Adorei a resenha, me deixou ainda mais curiosa!

    Beijos, Rob
    http://estantedarob.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Ainda bem que existe a biblioteca na minha vida, porque não estou podendo comprar mais nada tão cedo! Kkkk
      Mas pretendo comprar essa série, mas só depois que toooodos forem lançados.
      Que bom que gostou da resenha, espero que goste ainda mais dos livros ;)
      Beijos!

      Excluir
  4. Olá, as capas dessa coleção são muito bonitas, o que me deixa bem curioso, a premissa bem interessante, e as resenhas sempre positivas.

    Adorei a sua resenha.

    Beijos
    http://www.marcasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Sim, são mesmo. E me surpreendeu por ser tão divertido, foi uma leitura muito boa. Fico feliz que tenha gostado da resenha, espero que tenha oportunidade de ler o livro em breve e que goste tanto quanto eu ;)

      Beijos!

      Excluir
  5. Oi Amanda!
    Menina, eu morro de curiosidade de ler essa série. Simplesmente me apaixonei por Alma? quando bati os olhos na capa. E depois de ver resenhas e mais resenhas positivas a curiosidade só aumentou. Estou esperando terminar minhas inúmeras séries para poder começar a ler essa. Espero gostar!
    Beijos
    Coisas de Meninas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Neyla!
      Pois é, quando eu vi eu imaginava algo completamente diferente. Não tinha lido resenha, nem a sinopse eu tinha lido. Aí você imagina a minha surpresa com a escrita criativa da Gail né. KKK
      Primeiro fiquei meio chocada, mas conforme a história foi fluindo não só me apeguei a narrativa que é super original, como aos personagens que são muito cativantes. É um livro para rir mesmo.
      Beijos!
      Ps.: Neyla, que blog lindo, adorei!

      Excluir
  6. Oi, adorei sua resenha! Cheia de humor <3 Assim como entendi que o livro carregue, junto de uma imensa ironia. É uma coia meio louca, meio insana, né? aheuhauue Adorei!!! Quero muito conhecer mais sobre a história de Alexia! E o que falar sobre o book trailer?! Achei super engraçadinho aehauehaue Beijo,
    http://www.entreleitores.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E não é, Jessica?! Eu nunca tinha lido uma escrita como a da Gail, que além de me surpreender me chocou um pouco, porque não imaginava que uma história tão "louca" pudesse conter tanto conteúdo. E sim, por trás de cada linha você vê ali escondido uma crítica contra aquela sociedade elitista, uma sociedade que dá mais valor a roupa que se usa ou a posição que você tem na sociedade do que para o ser humano.
      Fico feliz que tenha gostado *-*
      E está de parabéns pelo blog, já estou seguindo! ;)

      Excluir
  7. Oiie, tudo bom?
    Gostei muito da resenha, mas nao me interessei nem um pouco pelo livro kkkkk É exatamente o tipo de livro que não me desperta nenhum interesse.
    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Daniel.
      Pois é, ele desperta um pouco esse efeito. Eu no começo não conseguia decidir se gostava ou não, porque ele É muito diferente. Então acho que os leitores vão ou amar muito ou odiar, justamente por causa dessa particularidade. Eu decidi que eu gostava quando eu vi que por trás de todo aquele jeito louco e das piadas e descontrações havia muitas críticas contra aquela sociedade, contra os valores empregados por ela.
      #MiniSpoiller:
      .
      .
      .
      .
      .
      .
      .
      .
      .
      Há uma parte em particular que um grupo de cientistas fundam um clube perto da residência de mais prestígio e a senhora fica horrorizada, enquanto a Alexia debocha: "Que desagradável para ela. As pessoas realmente pensando, com seus cérebros, e bem na porta ao lado. Oh, a paródia de tudo isso.” O que posso dizer? Fui fisgada! KKK
      Beijos!

      Excluir
  8. Nossa ontem mesmo eu estava pesquisando sobre essa série!
    Eu tenho bastante vontade de ler, as capas são maravilhosas, mas sabe quando você fica com um receio? Então, é assim que eu me sinto.
    Espero tomar coragem e comprar para ler logo!
    Beijo beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, Gab! Espero que você goste. É uma série super bem humorada e não vou te enganar e dizer que todos gostam, porque justamente por ela ser uma série muito diferente acaba causando muita polêmica. Alguns gostam, outros não, mas é uma série que vale a pena conferir, nem que seja pra dizer que você não gostou (e argumentar o por que, claro kk').
      Bjo! ;)

      Excluir
  9. Oie, tudo bom?
    Eu fiquei interessada nessa série depois de ler meu primeiro steampunk. Sua resenha me deixou curiosa com a narrativa meio maluca e divertida. Amo as capas dessa série.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu nunca tinha lido, você imagina a minha reação ao pegar Alma?! KKKK
      O primeiro pensamento que me veio é que a autora não batia muito bem, mas o livro é fantástico e olha, vale muito a pena. Espero que goste!
      Ps.: Lindo seu blog, já estou seguindo!
      Bjo, bjo!

      Excluir

 
Layout feito por Adália Sá | Não retire os créditos