Páginas

Resenha - A Rainha Normanda - Patricia Bracewell

Título: A Rainha Normanda
ISBN: 978-85-8041-377-9
Autor: Patricia Bracewell
Páginas: 400
Sinopse:
  A Rainha Normanda - Em 1002, Emma da Normandia, uma nobre de apenas 15 anos, atravessa o Mar Estreito para se casar. O homem destinado a ser seu marido é o poderoso rei da Inglaterra, Æthelred II, muito mais velho que ela e já pai de vários filhos. A primeira vez que ela o vê é à porta da catedral, no dia da cerimônia. Assim, de uma hora para outra, Emma se torna parte de uma corte traiçoeira, presa a um marido temperamental e bruto, que não confia nela. Além disso, está cercada de enteados que se ressentem de sua presença e é obrigada a lidar com uma rival muito envolvente que cobiça tanto seu marido quanto sua coroa. Determinada a vencer seus adversários, Emma forja alianças com pessoas influentes na corte e conquista a afeição do povo inglês. Mas o despertar de seu amor por um homem que não é seu marido e a iminente ameaça de uma invasão viking colocam em perigo sua posição como rainha e sua própria vida. Baseado em acontecimentos reais registrados na Crônica Anglo-saxã, A rainha normanda conduz o leitor por um período histórico fascinante e esquecido, no qual fantasmas vigiam os salões do poder, a mão de Deus está presente em cada ação e a morte é uma ameaça sempre à espreita.



      Lançamento novo da Arqueiro, A Rainha Normanda chamou minha atenção desde a primeira vez que o vi em divulgações de blogs. Como estou viciada em livros de ficção histórica e de época esse foi convidativo não só pela linda capa ,como pelo enredo.
      Você começa o livro conhecendo Emma, uma garota inteligente, doce e que não imagina o que o destino prepara para ela.
        Emma é mandada pela mãe e o irmão para a Inglaterra para se casar com o então rei bem mais velho que ela, viúvo, com bastantes filhos e uma maneira não tão simpática em se relacionar com as pessoas em sua volta.

“(...) Emma teve a impressão de que haviam chegado a uma época em que o amor não tinha lugar. Que era algo a ser apagado, queimado e descartado, deixando espeço apenas para o ódio, o medo e, na melhor das hipóteses, uma fria aliança ocasional. O amor que ela própria sentira – pela criança que tinha perdido, por ..., até por seus parentes normandos – nada lhe trouxera além de dor. O amor pertencia a um outro mundo. Talvez pudesse ser encontrado após a morte, mas seria imprudente, pensou, procurá-lo durante a vida.”

       Aquela menina doce se vê num país que não é o seu, com pessoas que não gostam dela, e com um rei grosso que só vê a relação deles uma grande troca comercial.
       Durante a história vemos como ela amadurece e se torna uma rainha.
O livro superou minhas expetativas, Emma me lembrou muito a Mary do seriado do seriado Reign. 

      O livro é uma ficção histórica, a rainha Emma existiu, mas a escritora conseguiu ligar todos os pontos soltos sobre o fato histórico e criar um enredo com traições de todos os lados, com amores impossíveis, com sede de trono e poder e mistério!. A história fica entrelaçada com adivinhações de uma senhora pagã que prevê destinos para alguns personagens. Os personagens principais ficam sendo Emma, o Rei Ethelred II,seu  filho mais velho ,que segundo a tradição deverá ser o herdeiro e próximo rei e Elgiva que cumpriu bem  papel de ser odiada da história e gananciosa por uma coroa.
          Detalhe importante, esse livro não tem cenas românticas picantes, mesmo sendo histórico e o rei como de costume ter amantes, não tem a descrição das cenas. Ressaltei esse ponto por já ter lido que pessoas se decepcionaram por não ter essas descrições e algumas alegarem que não tem romance. Romance tem gente, mas não podemos confundir ter romance com cenas detalhadas amorosas. Eu prefiro até os que não tem.. Mas acho legal avisar.
       Fiz uma leitura lenta, porque não queria acabar com ele correndo já que não tem previsão de lançamento do segundo livro, mas a leitura fluiu e terminei com vontade ter o segundo logo em mãos.
      Falando agora do livro em si, o trabalho da editora Arqueiro na diagramação, capa foi muito bem feito. A capa é linda e toda vez que eu lia uma descrição da roupa da Emma eu lembrava da capa.E a se repete numa segunda capa e tem uns extras importantes.
      Temos a lista de toda a Corte Anglo- Saxã de 1001- 1005 e da Corte Normanda ajudando aos leitores com os nomes dos personagens, das famílias ao qual eles pertencem.

      Tem um glossário e um mapa. Antes de cada capítulo tem um crônica Anglo- Saxã que vai dar um resumo do que aconteceu na história.
       No final do livro tem uma nota da autora explicando como ela juntou a história real e a imaginação para criar o livro.

       Achei incrível ter esses extras porque auxilia na leitura. Super recomendo o livro e vou ficar ansiosa esperando o segundo. Se souberem de algum livro de ficção história ou de época me indiquem nos comentários!!
Beijos




7 comentários :

  1. Nossa, agora me deu uma baita vontade de ler esse livro! Já tinha visto a capa dele em algumas redes socias (muito linda por sinal), mas não havia lido nenhuma resenha. Parece uma história muito envolvente.
    Beijos

    http://tudoqueeuli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oooi,

    Ontem eu li uma resenha totalmente negativa para esse livro e agora você vem com extremamente ao contrario Isso que eu amo na leitura, opiniões diferentes.
    Não li ainda, fiquei afim quando vi o lançamento dele e queria. Acho a capa linda e gostei de saber mais do enredo pelo seu ponto de vista!

    O que eu mais gostei foram as cenas não detalhadas, eu acho maravilhoso isso. Nem todo livro precisa tá ali descrevendo cada passo do relacionamento.



    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  3. Oooi,

    Ontem eu li uma resenha totalmente negativa para esse livro e agora você vem com extremamente ao contrario Isso que eu amo na leitura, opiniões diferentes.
    Não li ainda, fiquei afim quando vi o lançamento dele e queria. Acho a capa linda e gostei de saber mais do enredo pelo seu ponto de vista!

    O que eu mais gostei foram as cenas não detalhadas, eu acho maravilhoso isso. Nem todo livro precisa tá ali descrevendo cada passo do relacionamento.



    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Isadora!!!
    Esse livro me chamou muita atenção quando foi lançado. Achei a história mega interessante, ainda mais ter um contexto histórico bem bacana. Até agora as resenhas que li tem sido bem positivas e só faz aguçar a minha curiosidade.
    Entendo sua colocação, o que acontece é que muitas pessoas estão acostumadas a ligar romance à cenas picantes e as coisas não são bem assim.
    Beijocas
    Coisas de Meninas

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Oi Isa, tudo bem?
    Eu também fiquei super interessada por esse lançamento da arqueiro quando soube. Acho demais a autora ter juntado fatos históricos com ficção na criação dessa história. Eu nem sabia que teria um próximo livro, se trata de uma série? Ou trilogia?
    Fiquei muito curiosa para conhecer melhor a história da Emma, que parece ser incrível!

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi oi!
    Adorei sua resenha! Não conhecia o livro e fiquei bem curiosa.
    Parece ser do tipo que eu vou amar e que não vou largar enquanto não terminar hahahaha
    Espero ler em breve!
    Beijão!

    ResponderExcluir

 
Layout feito por Adália Sá | Não retire os créditos