Páginas

Resenha O Projeto Rosie - Graeme Simsion



Sinopse: Para se ter a vida de Don Tillman, não é preciso muito esforço. Às terças-feiras come-se lagosta com salada de wasabi (seguindo um roteiro com refeições padronizadas que evitam o desperdício de ingredientes e de tempo no preparo); todos os compromissos são executados de acordo com o cronograma – alguns minutos reservados para a prática do aikido e do caratê antes de dormir; uma hora para limpar o banheiro; três dias da semana reservados para suas idas à feira – e se, apesar dessa programação, algum desagradável contratempo surgir em sua rotina, não há nada que não possa ser solucionado com meia hora de pesquisa científica. Exceto as mulheres.






               Hoje a resenha vai ser do livro O projeto Rosie do escritor Graeme Simsion , lançado pela editora Record e que eu comprei por R$10 bagatelas na Submarino! Fica a dica para ficarem ligados nas promoções por lá. 

               O livro é narra em primeira pessoa a vida do Don que é um homem que tem suas peculiaridades, regras e tudo bem planejadinho .. não só para ter seu tempo sobre controle como para ter uma qualidade de vida sem desperdiçar o tempo.  
              Don me lembra o pai do John, do livro Querido John do Nicholas Sparks , e acabei vendo que o personagem poderia ter uma forma de autismo . Ele tem muita dificuldades de se relacionar com as pessoas e só tem dois amigos que são Cláudia e Gene, um casal ! Cláudia é uma psicologa e Gene também é professor da faculdade onde ele e Don trabalham. 
                 Don tem 39 anos é é um geneticista e trabalha nessa Universidade Australiana e decide encontrar a mulher perfeita. Cria um questionário com dezesseis páginas (frente e verso) com perguntas simples como se a pessoa bebe até questões de matemáticas e QI. Formando assim o Projeto Esposa !
                 A Esposa tem que ser inteligente e está adequada as respostas certas do questionário. Até que ele encontra Rosie, que trabalha como garçonete, fuma, chega atrasada e leva a vida de uma maneira mais leve do que ele. Ai vocês terão que ler o livro para saber como esse choque de estilo de vidas se dá! Sobre o livro , o que posso dizer é que me surpreendi! 
            Comecei a ler esse livro sem muitas expectativas e mais levada pela linda capa ! Sim, eu acho essa umas das capas de livros mais lindas que tenho na minha estante e isso sim foi uma motivação para comprar.  
          O escritor conseguiu levar muito bem a narrativa do livro e eu fiquei encantada com o livro. A maneira como as pessoas taxam as outras,e até o próprio Don que julga Rosie por onde ela trabalha e tal. O livro vale a pena e ele faz nós pensarmos sobre a maneira que enxergamos as pessoas. Além da pitada de genética que tem no livro e eu amo essa parte da biologia . 
             Recomendo essa leitura e se divirta com Rosie e se prenda ao carisma de Don que mesmo não sabendo tem um coração enorme e sim sabe amar as pessoas.Não foi um dos melhores livros que li, mas valeu a pena a leitura!

Beijos e até mais !

6 comentários :

  1. Que legal ver um post sobre esse livro. Há um tempo ele estava fazendo um super sucesso, né? Mas confesso que eu nunca tinha parado pra ler nada sobre... Gostei da resenha e achei o enredo bem interessante, principalmente pelo viés genético. Ótima resenha =)

    bjs,
    Carla
    http://linhas--soltas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Carla!
      Esse foi um daqueles livros que me surpreenderam !!
      Obrigada pela visita!

      Excluir
  2. Oi Isadora. Nunca li esse livro, já conhecia pois ele é bem popular entre a blogosfera literária né?
    Adoro essas promos de 10$ do submarino, sempre temos oportunidade de conhecer obras novas e baratinhas!
    Muito boa a resenha, bjs
    www.booksever.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Filipe!
      Sim esse livro estava badalado na blogosfera rs!
      Ah, Submarino sempre me leva a falência rs !!
      Obrigada pela visita
      beijos
      Isadora !

      Excluir
  3. Andreia Gonzalez6/08/2014

    Que pena que o autor não aprofunda melhor o problema que o protagonista tem. A Síndrome de Asperger já há um ano é considerada apenas mais um nível de autismo e só isso já demonstra o quanto ela pode ser grave, ainda mais no que concerne à questão do convívio social. Teria sido mesmo muito bacana se o autor tivesse dado um enfoque maior a essa questão!

    http://portugues.free-ebooks.net/ebook/O-Projeto-Rosie
    (para quem quiser ler no seu nook)

    boas leituras!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andreia!
      Você quando lê sabe que ele tem a doença, mas acaba que fica sendo só mais uma coisa que o personagem tem ! Mas eu gostei muito do livro
      Obrigada pela visita !
      Isadora

      Excluir

 
Layout feito por Adália Sá | Não retire os créditos