Páginas

Resenha Extraordinário - R.J. Palacio

 Sinopse: August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.

     Extraordinário foi uma boa e grande surpresa para mim. Comprei esse livro na Bienal do ano passado e ele estava na estante parado. Sim, eu conhecia a história do livro por ter ouvido na Turnê Intrínseca do ano retrasado , mas não me sentia atraída a lê- lo. Na Turnê Intrínseca desse ano eu fiquei mais curiosa ainda em ler e ainda bem que fiz isso ! 

          Para quem não sabe, a escritora R.J Palacio participou de uma cena em que entrava na sorveteria com o filho e lá eles viram um menino com uma deformidade e o filho dela se assustou e ela foi para casa envergonhada e pensando em fazer algo para ensinar ao filho sobre as diferenças e dai surgiu Extraordinário que o nome lhe caiu muito bem !

       A história do August é a de um menino que nasceu com uma deformidade no rosto  por causa de um erro genético , esses erros genéticos ocorrem todo dia com muitas pessoas e pode ter como efeito olhos azuis , que é bem visto por todos ou como um câncer que pode matar ou deixar marcas na vida das pessoas. No caso do Ausgust a marca ficou no rosto e ele convive para a minha surpresa bem com isso.

      Ele sofre sim com isso, mas vive como qualquer criança da idade dele e tem para ajudar uma família tão linda e querida! Eu me apaixonei pelos pais e pela irmã dele. 
        O dilema da vida do August é o de todos nós.. o primeiro dia de aula. Ele sempre estudou em casa com a mãe e esse vai ser o primeiro ano da escola. Já não bastasse ser tenso para qualquer criança ou pessoa ( Até hoje eu sofro com primeiro dia de aula rs ) imagina com ele que se pudesse usaria um capacete para não ser notado. E ao logo do livro nós acompanhamos como vai ser essa nova etapa na vida do pequeno Ausgust.

        O que eu posso dizer desse livro é que além de amor muito o August , me apaixonei por quase todos os outros que o cercavam. Desde dos pais, da irmã, dos amigos , do professor e da cachorrinha!



       Acho que esse é um dos poucos livros que lerei na vida com uma essência tão infantil, em momento nenhum o August julga alguém por olhar ele e se espantar , muito menos sua família.. E esse livro livre de julgamentos e com uma infinidade de lições de vida fizeram dessa minha leitura uma das melhores do ano! 
    Sim, Extraordinário vai para os favoritos por me fazer pensar sobre o assunto, chorar, me irritar com alguns personagem e por sim aprender a não julgar ! Ausgut é um  menino de ouro e quem lê vai também acabar com a sensação boa !


Se recomendo? Claro! Esse livro é aqueles que você só fica bem depois que faz outros lerem ! Beijos e Até mais !

 Olha o que a Virgulina achou :



6 comentários :

  1. Oi :)

    Já li Extraordinário e também apaixonei-me pelo livro, é incrível. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabriel!
      Obrigada pela Visita!
      Sim, Extraordinário realmente é lindo!
      Volte Sempre!

      Excluir
  2. Olá
    Tudo bem ?
    Esse livro é extraordinário haha é simplesmente tudo de bom, com certeza todos deveriam ler, deveria ser uma daquelas leituras obrigatórias na escola, pois ensina muita coisa, sem dúvidas.
    Não tem quem leia e não goste, sua resenha ficou ótima. Adorei ;)

    Beijão
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/2014/06/resenha-licoes-de-amor-ali-cronin.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Catharina
      Tudo bem sim!
      Realmente, Extraordinário era para ser uma leitura obrigatória !
      Aprendi muito lendo !
      Obrigada e Volte sempre !

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  3. Ei li Extraordinário recentemente e AMEI!!!! É um livro lindo, e a mensagem que ele traz também é muito boa!!!
    http://chuvacobertaelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir

 
Layout feito por Adália Sá | Não retire os créditos