Páginas

[Resenha] Fale!


Título: Fale! 
Autora: Laurie Halse Anderson
Editora: Valentina
Sinopse: “Fale sobre você... Queremos saber o que tem a dizer.” Desde o primeiro momento, quando começou a estudar no colégio Merryweather, Melinda sabia que isso não passava de uma mentira deslavada, uma típica farsa encenada para os calouros. Os poucos amigos que tinha, ela perdeu ou vai perder, acabou isolada e jogada para escanteio. O que não é de admirar, afinal, a garota ligou para a polícia, destruiu a tradicional festinha que os veteranos promovem para comemorar a chegada das férias e, de quebra, mandou vários colegas para a cadeia.
E agora ninguém mais quer saber dela, nem ao menos lhe dirigem a palavra - insultos e deboches, sim - ou lhe dedicam alguns minutos de atenção, com duvidosas exceções. Com o passar dos dias, Melinda vai murchando como uma planta sem água e emudece. Está tão só e tão fragilizada que não tem mais forças para reagir.
Finalmente encontra abrigo nas aulas de arte, e será por meio de seu projeto artístico que tentará retomar a vida e enfrentar seus demônios: o que, de fato, ocorreu naquela maldita festa?



"Fale!" foi um livro impactante. Já tinha ouvido falar muito bem dele, mas mesmo assim quando comecei a ler foi bem melhor do que eu já imaginava. A Melinda é uma garota jovem, ainda no ensino médio e que sofreu um trauma terrível, durante uma festa dos veteranos. E ela não conta para ninguém o que aconteceu. Ela ligou para a polícia no dia e fugiu. Todos a consideram agora uma fofoqueira, x9, estraga prazeres, etc. As pessoas começam a maltratá-la, jogam bolas de papel, são hostis e não falam ou sentam com ela. E Melinda vai se fechando cada vez mais.


“É mais fácil não dizer nada, fechar a matraca, passar o zíper, calar o bico. Toda aquela babaquice que você escuta na TV sobre se comunicar e expressar o que sente não passa de uma mentira. Ninguém quer realmente ouvir o que você tem a dizer.”


Mesmo suas melhores amigas não falam mais com ela e isso faz com que se sinta cada vez mais retraída e ela praticamente para de falar.
Seus pais estão sempre discutindo e não sabem o que fazer com a filha que agora é "rebelde" (pelo menos é o que eles pensam), tira notas baixas, se tranca no quarto e não quer falar. Acham que é uma fase, que está apenas sendo uma adolescente difícil e alguns puxões de orelha vão se ser suficientes para a pôr de volta nos eixos.
Melinda descobre um quartinho no colégio e começa a passar lá alguns períodos de aula. Vem sendo cada vez mais difícil fingir normalidade quando tudo dentro dela quer gritar.


“Não dá para saber quando as pessoas estão mentindo.”


Ela está acuada, com vergonha, culpada e com medo. Medo de que ninguém acredite nela. Medo que ninguém se importe. Medo que aconteça novamente. A maior parte dela quer falar, quer dizer o que aconteceu, mas ela não consegue. Seus lábios estão feridos, em carne viva porque sempre que a verdade tenta sair por eles, ela engole de volta.


“Quando as pessoas não se expressam, vão morrendo aos poucos. Você ficaria chocada se soubesse quantos adultos estão realmente mortos por dentro, vivendo sem ter ideia de quem são, só esperando que um câncer, um infarto ou um caminhão acabe com eles. É a coisa mais triste que conheço.”


Melinda não sabe mas, se inscrever na aula de artes vai mudar tudo, porque nem sempre para falar precisamos de palavras e alguém vai escutar seu pedido de socorro silencioso e ajudá-la a colocar a verdade para fora.


“Do que as semente precisam para germinar: Se forem plantadas numa profundidade grande demais, não atingem a temperatura correta na hora certa. Se forem colocadas muito perto da superfície, serão devoradas por aves. Se chover demais, vão se encher de fungos. Se não chover o bastante, secarão. E mesmo se conseguirem germinar, podem ser sufocadas por ervas daninhas, desenraizadas por cachorros, esmagadas por bolas de futebol ou asfixiadas pelos escapamentos dos carros.
É impressionante que sobrevivam.”


Nós vemos a mudança de Melinda acontecer como as próprias estações, primeiro ela ainda  está em choque e assustada demais, depois ela fica abatida e deprimida por acreditar que ninguém se importa com ela e que ninguém vai querer ouvi-la. A seguir vemos seu florescimento, seu crescimento como pessoa e como mulher e quando ela finalmente fala, todos vão ouvir.


“Seja a árvore.”


Por fim o livro termina com uma entrevista com a autora e algumas questões para refletir. É maravilhoso e devia estar na biblioteca de todos os colégios.




12 comentários :

  1. Heey Amanda!

    Livros desse tipo mereciam e deveriam estar em bibliotecas e outros meios de comunicação. Da Lauren eu li apenas Garotas de Vidro e não curti muito, mas tenho muito interesse neste livro. Beijo!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, verdade. É um dos assuntos que a entrevista aborda a Laurie diz que muitas vezes para proteger as crianças os adultos abafam o assunto, não querem falar sobre isso com medo de tirar a inocência ou deixar a criança assustada, mas que isso acaba deixando a criança e/ou o adolescente em um perigo muito maior. Eles devem saber que podem falar com alguém e que essa pessoa vai ouvi-los e vai ajudá-los.
      Leia, tenho certeza que não vai se decepcionar :D
      Bjs

      Excluir
  2. Oii Amanda, tudo bem?

    Esse livro ♥ Ele está na minha lista à algum tempo, eu vi o filme, não sei se você já ouviu falar dele, então, eu vi o filme e achei tão interessante a história, aí depois vi que foi inspirado num livro, e claro que coloquei na minha lista, mal vejo a hora de ler ele.
    Adorei a resenha, e fico feliz que tenha gostado, eu espero gostar dele também.

    Beijos da Jéss ♥
    Brilliant Diamond | Fan Page

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jéss! Tudo bem sim xD
      A autora chega a falar sobre o filme e eu já tinha ouvido falar. Confesso que fiquei um pouco desanimada quando ela disse que a Kristen era a protagonista (sim, tenho uma certa antipatia por essa atriz), mas vou assistir mesmo assim :D
      Acho que vai gostar sim, dê uma chance ;)
      Bjs.

      Excluir
  3. Olá! :)

    Que bela resenha! Me deixou emocionada.
    Eu sou apaixonada por esse livro, apesar de não ter terminado de lê-lo ainda. Sei da história toda, mas, sabe aquele medo de terminar o livro e perder os personagens? É meio que isso.
    O poema da edição comemorativa de 10 anos do livro é muito lindo e triste. E também tem o filme "O silêncio de Melinda", já assistiu?
    Concordo que esse livro deveria estar em todas as escolas. Assim também como o Garotas de Vidro da mesma autora.

    Beijos e até! :*

    http://dreams-books-love.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lorrane!
      Obrigada, que bom que gostou da resenha, fiz com muito carinho. Esse livro entrou para a lista de melhores do ano e te entendo perfeitamente porque renovei ele na biblioteca e enrolei para começar e para terminar porque sabia que ia ter que devolver T_T
      Sim, amei o poema também, essa autora tem uma sensibilidade incrível e um dom para descrever sentimentos.
      Eu pretendo assistir o filme em breve, na verdade se a minha net colaborasse já teria assistido KK'
      Ainda tenho que ler Garotas de Vidro, espero que seja tão bom quando "Fale!" *-*
      Bjs <3

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  4. Oie Nanda!
    Já escutei falar muito bem desse livro e da história dele, mas na época que conheci ele não tive coragem de ler, eu era muito mais nova e ainda não lia histórias impactantes por assim dizer, não tinha coragem. Hoje em dia tenho uma visão um pouco diferente e sendo assim leio livros com esse tema, pois sei que a história mostra uma realidade e que não podemos fugir disso e sim reconhecer que isso acontece e que devemos fazer algo para mudar.
    Eu ia comentar sobre o filme, mas vi que a Lorrane já falou sobre ele! Espero que o filme esteja fiel ao livro, que pretendo ler em breve!

    Beijos e parabéns pela linda resenha! ;)
    https://worldofmakebelieveblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Amanda!
      Eu era assim também. Lembro que a primeira vez que peguei um livro um pouco mais "adulto" foi "O Segredo de Emma Corrigan" fiquei horrorizada quando ela falou que nem sabia se tinha um ponto G, imagine livros assim! Hoje também sou bem mais de boas com qualquer assunto, se for polêmico melhor ainda.
      Ainda não consegui ver o filme porque alguém colocou fogo na fiação da Oi ou algo assim e eles ainda estão tentando reparar, a net fica cai toda hora.
      Obrigada por deixar seu comentário, fico feliz que tenha gostado da resenha <33
      Ps.: Lindo o seu blog, adorei! *-*
      Beijos

      Excluir
  5. Oie, tudo bom?
    Esse livro fala sobre um tema muito importante e tenho muita vontade de ler. Acho interessante e inspirador esse crescimento da personagem.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Aline!
      Sim, foi mesmo. Me deu o maior orgulho dela, sabe? Parece que você está lá e você quer que ela fale e você sabe que ela tem medo e sabe também que o que ela diz, que as pessoas não percebem as coisas e que não se importam é verdade, mas sabe que ela precisa falar para poder passar por aquilo, porque não falar é o que está acabando com ela.
      Esse livro vale muito a pena, leia assim que puder *-*
      Beijos!

      Excluir
  6. Adoro livros que tem reflexões no final, isso é muito legal Nanda, que bom que continua no Desafio e lendo bastante!

    Daily of Books

    ResponderExcluir

 
Layout feito por Adália Sá | Não retire os créditos