Páginas

[RESENHA COMPARADA] Os Delírios de Consumo de Becky Bloom

Boa tarde leitores,

Como vocês estão? Espero que bem. Já sabem o que querem de natal? Já escolheram aquele livro que não conseguiram comprar para pedir?
Hoje vim compartilhar com vocês um pouco da minha paixão por chick-lits, vim resenhar pela primeira vez para o Entre Vírgulas sobre um dos livros que eu mais gostei neste ano de poucas leituras “Os Delírios de Consumo de Beck Bloom”, entretanto vim comparar ele também com sua adaptação cinematográfica, tudo no conjunto.
Para começar queria contar para vocês que foi muito de repente que descobri o livro, até então para mim era só filme: Até que um dia, pesquisando sobre o filme aleatoriamente, descobri que se tratava de uma adaptação baseada no primeiro volume de uma série da autora Sophie Kinsella, que já conhecia das livrarias devido ao um livro lançado este ano, o “Lua de Mel”, então, fiquei pasmo, de certo, imaginem a situação: Você ama  um filme, assiste sempre que passa na televisão ou no computador e de repente descobre que ele é um livro! Você como leitor imediatamente o procura, né não? Logo, foi exatamente o que fiz.
Entretanto, nem tudo são flores, no início só achava a capa do filme e não gosto delas (com exceção de Um Dia, é o único que acho a capa filme mais bonita, até então) mas com ajuda dos amigos do blog logo achei alguns links em sites como o Estante Virtual, Mercado Livre e Sebo Online, logo consegui encontrar o tão sonhado livro e assim que chegou logo li e adorei.

Capa do livro e capa do filme.

Como eu disse, este livro segue uma série, são seis livros ao todo e todos foram lançados pela editora Record. Abaixo estão todas as capas mais a capa americana e brasileira do último livro da série “Mini Becky Bloom”.


Livros da série + o último em capa americana do “Mini Becky Bloom”.

Capa brasileira.

Analisando o livro, acho que Sophie foi genial ao descrever os dramas da mulher moderna, passando por suas frustrações, batalhas do dia-a-dia e resignações e pensamentos tão bem descritos, pois é nisso que na minha particular visão se configura a personagem principal da série, Rebecca Bloomwood, ou para os íntimos, simplesmente Becky Bloom. Também achei uma sacada de mestre, ela traduzir para a literatura de forma tão bem humorada e leve, uma das problemáticas chaves do nosso século XXI: O consumismo incontrolável.
Depois do acontecimento notório da primeira revolução industrial, onde foram inseridos ao cotidiano do ser humano produtos que antes ele não precisava para sobrevivência, novas ambições também foram inseridas na perspectiva humana, a necessidade de ter conforto e status alterou o real significado do que antes era preciso para se viver, e claro comparamos épocas diferentes com a mesma ótica: O regime do obsoleto, o novo ditando cada vez mais os padrões e necessidades de consumo, e Becky reflete isso com maestria, pois comprar as tendências da nova estação, pois em casa se tem um guarda roupa ultrapassado, falando a língua da moda.

Isla Fisher, nossa Becky Bloom.
A nossa querida senhorita Bloomwood também é extremamente popular e gente como a gente quando passa por dramas da vida comum, como nós. Quem nunca teve aquela deliciosa euforia de achar uma roupa que queria com aquele precinho baixo ou encontrou aquela que namorava a dias em promoção? E quando a gente encontra aquela roupa que sempre quis, mas nunca achava em lugar algum? E não me venha dizer que você nunca comprou nada para se sentir melhor, pois até um chocolate vale. E acreditem, tudo isso é Becky Bloom. Durante essa obra me senti extremamente caricato a ela, principalmente quanto a comprar muito (não é leitores compulsivos?!). Acho que minha única crítica negativa é que ela se prende demais a detalhes em caracterizações, e vez ou outra isso torna cansativo. Eu diria, um livro muito leve, engraçado e acessível. Qualquer um pode lê-lo que vai se identificar em alguma passagem e vai rir em público, pois é impossível que não.

                       
Capas do livro na Franca e Reino Unido, respectivamente.

Já o filme (já digo que sou suspeito, é um dos meus preferidos), eu gostei como adaptação pois traduz bem para a tela o sentimento da Becky, e a Isla desenvolve seu papel com extrema habilidade, ela faz o teatro da viciada em compras belamente, é enrolada e descontrolada, emocionante e descompassada, engraçada e leve, como tinha que ser no livro.

Sabe quando você encontra AQUELA roupa? Então.
Entretanto, como já disse, não são apenas flores, há espinhos. Se um dia você venha a ler o livro, vai sentir falta de boas partes do livro, que com todo o meu coração eu sei que daria um up no filme, como conjunto na obra, mas eu entendo que a visão que eles, os diretores, tentaram manter da Becky foi mesmo a da shopaholic, que é a principal, claro, e no que fizeram ficou muito bom, e depois de reflexões e devaneios, acredito que este outro lado de Rebecca não foi usado porque daria margem para a saga dela, que a real situação, e já o filme foi feito para ser apenas um, e nada mais.

      
Poster russo, francês e grego do filme, respectivamente.

Para encerrar, gostaria de dizer que recentemente (faz uma semana e meia) adiquiri meu exemplar do segundo livro da série “Becky Bloom: Delírios de Consumo na 5° Avenida” e acredito que nossa pequena Becky vai para Nova Iorque, pois nossa amada é britânica, sim! Assim que ler o segundo volume eu posto aqui para vocês e digo o que achei.

Querem assistir o filme? clique aqui!
Querem comprar algum dos livros? clique aqui!

Até mais pessoal, deixo com vocês uma quote do filme, logo abaixo:


"Quando eu compro, o mundo fica melhor, o mundo realmente é melhor, e então não é mais, e eu preciso comprar de novo."

3 comentários :

  1. O filme na verdade foi inspirado no segundo livro e não no primeiro. Pois é, fiquei chocada quando descobri, à medida que fui lendo fui percebendo as semelhanças hahaha

    Tudo que Motiva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, ótima informação, muito obrigado, fiquei ainda mais ansioso pro segundo livro! Abraço!

      Excluir
  2. Oi Thiago. Adorei a resenha em conjunto, mas acho que o filme tem mais do segundo livro que do primeiro! :P Essa série toda é maravilhosa e eu também adoro o filme. Acho até que deveriam ter continuado adaptando os livros para o cinema. Eu iria adorar e tenho certeza que muita gente também! Bjoks da Gica.

    umaleitoraaquariana.blogspot.com

    ResponderExcluir

 
Layout feito por Adália Sá | Não retire os créditos