Páginas

A Cultura dos Extras

Boa noite, caros leitores do EV,

Como foi o dia de vocês? O meu foi a grosso modo dividido em duas partes: Fazer cartas paras trocas e ir para a casa de uma amiga fazer um trabalho da faculdade. E como podem notar, estou atrasado nesta postagem, e adivinhem? Peço desculpas a todos!
Pois bem, retomando ao nosso assunto de hoje, ele me surgiu quando estava a fazer a primeira parte do meu dia e assim tive a ideia. Sim. Há algumas horas. A postagem original ficou para semana que vem. Eu espero. Logo, já adianto o assunto da mesma, caso estejam curiosos: É sobre um dos meus autores preferidos.
Enquanto eu estava a fazer as cartas, eu estava pensando "preciso pegar o pote de extras, antes que esqueça". E me veio ao pensamento que muitas pessoas não conhecem esta prática. 'Mas qual, Thiago?' A de enviar extras nas trocas de marcadores de livro.
Essa prática é bem conhecida entre eu e meus amigos de trocas, inclusive entre outros membros da equipe deste blog. É bem simples, como já diz, é enviar marcadores extras, a mais, a mais do que foi combinado na troca. Uma espécie de cortesia ou ato que demostra amizade ou simpatia nas trocas. Pode-se dizer que é esta a tradução do termo “extra” nas trocas de marcadores. É comum quando vamos agradecer pela troca, informar que a cartinha já chegou, que correu tudo certo, falarmos “obrigado pelos extras”, pois é de boa educação, claro, sempre devemos agradecer a presentes, não é mesmo?!
Via muito isto nas antigas trocas que fazia (para quem não sabe, eu troco desde 2012). Até alguns meses atrás eu só trocava em um grupo exclusivo do Facebook e no Skoob, vale acrescentar que eu trocava em apenas um grupo. Recentemente, entrei em mais 3 grupos de troca no Facebook mesmo, e troco lá também, entretanto, a diferença que observo é que nestes grupos novos, é que o sistema de trocas é diferente. É mais prático.
Quando digo prático, acredito que prática é a palavra adequada para as novas trocas, pois antes sistematizávamos da seguinte forma: Fazemos um álbum, a pessoa escolhe, eu escolho, e às vezes fechávamos de pronto, pois, claro, isto não é exclusividade contemporânea, mas também era muito comum que não, que guardássemos e mais para frente a troca fosse acertada e fechada para envio, aí constitui-se outro ato comum nas antigas, o da “reserva de marcadores”.
Quando havia esta, a reserva, é claro que a sua relação com a pessoa que se troca aumenta, pois desta maneira a troca não é mais tão direta para se combinar imediatamente, então daí geralmente nasce uma certa amizade ou coleguismo (até porque amizade significa prioridade, né mesmo?) que é o principal motivo dos extras... Como antigamente a reserva era comum, era muito comum que tivéssemos grandes amizades pelo grupo de troca, então o ato de enviar marcadores extras nas trocas que fazíamos era comum.
Não sei explicar exatamente o porquê disto, porém acredito que se dê devido à expansão do gosto. Agora há muito mais pessoas trocando marcadores e colecionando, abrindo suas coleções para troca e afins, e antes não tínhamos tanto. Consequentemente, as trocas são feitas de modo mais rápido, não há reserva de marcador, há uma troca mais rápida onde se escolhe alguns de uma pessoa e ela escolhe os seus, tudo de forma ágil e simples, de fato. Não digo de forma alguma que este sistema novo não gere amizades, e sim, que o antigo fazia com que tivéssemos mais interação e contato, e acho que esta é o ponto crucial da nossa dicotomia para explicar razão do porque se enviar marcadores extras nas trocas.

Até mais pessoal! Qualquer opinião ou questão, comentários ou pelo e-mail, por favor!

Abraço!

0 comentários :

Postar um comentário

 
Layout feito por Adália Sá | Não retire os créditos