Páginas

[RESENHA] Conheça as Garotas Geladas!


Iai pessoal,

Já se sentiram incomodados com aqueles quilinhos acima do peso que atrapalham vez ou outra naquela roupa ou no espelho? Bem, eu já. Hoje, na verdade, experimentando uma blusa. Então, eu fiz alguns abdominais e flexões e depois comi brigadeiro, afinal, já havia feito exercício, né não?
Esse pensamento pode ser até comum ou rotineiro para nós, porém não para Lia, a personagem principal do livro 'Garotas de Vidro' da editora Novo Conceito, com título original de 'Wintergirls'. Ela sofre de anorexia, e cronometra exatamente cada caloria que ingere diariamente. Enquanto alguns de nós fazem regimes de 2000 calorias por dia, ela faz de apenas 500.
O livro é narrado a partir do pensamento de Lia, expondo suas angustias e aflições com bastante clareza, possibilitando ao leitor entender um pouco da doença e de como funciona a cabeça de um anoréxico, como ele se comporta e encara a vida e reage ao mundo.
Profundo, a abordagem do livro é significativa. Impactante. A autora se preocupa em firmar o interior de Lia durante todo o livro, o exterior é percebido apenas como um elemento de implosão para como o espirito perturbado reagirá.
Interessante de ser ressaltado é como o livro expõe com clareza que há um desejo insano, visceral, de comer. De comer compulsivamente. De comer para saciar fome. Um desejo de comer que a todo tempo é encarado como fraqueza, e que se atendido, levará gordura ao corpo e o tornará sujo, impuro.
Bem arrojado, o drama reúne reflexão, informação e problemas comportamentais familiares de forma concisa e direta, por meio de uma leitura de observação sobre estas ocorrências, além de tratar do tema central que é o distúrbio alimentar da personagem principal.


Gostariam de comprar o livro? Aqui segue um link onde vocês podem ver várias ofertas.

Até a próxima, pessoal!

Thiago



11 comentários :

  1. OI Thiago, eu simplesmente amo esse livro, lembro que quando o li me prendi muito na leitura e o terminei rapidamente, a amizade das duas garotas é muito forte e me comove, o inicio ja começa contando o que acontece com a menina, mas nao tira nada da emoção da narração da historia desde o inicio, é até bom pois tira a angustia do final. É um livro bom para se ler, viajei quando o li mergulhei nessa amizade meio conturbada, e senti as dores da Lia, me emocionei, acho que é tudo isso o que se espera de um bom livro. :)

    ResponderExcluir
  2. Eu já livro esse livro, e ele é incrível. Acho que todos deveriam ler essa história, ela me emocionou demais. A autora trata de um tema muito forte, e é impossível não se sensibilizar com Lia. Beijos
    www.reinodaloucura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. OOoi,

    Eu não li o livro e só conhecia por nome, não sabia do enredo do livro. Acho que é um assunto beem delicado que merece todo cuidado na hora de ser tratado.
    Gostei da sua resenha e de saber que o livro trás muito mais que história, é sempre bom termos um ensinamento depois de uma leitura. Gostei mesmo, obrigada pela dica!


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  4. Já li "Garotas de Vidro". Não gostei porque eu tenho AVERSÃO à Drama. Quase entrei em depressão lendo esse livro, sério!

    Malfeito Feito | FanPage

    ResponderExcluir
  5. Já comecei a ler e não consegui terminar de ler, nem passei da página 50! Achei a narrativa um saco, mas já vi um monte de gente que adorou.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  6. Olá =)

    A minha irmã ama esse livro, ainda não comecei a lê-lo. Mas já está na lista de leituras obrigatórias de 2015. Não sei o que irei achar, porque preciso estar no clima para dramas e o tema é bem pesado pelo que ela disse. Vamos ver se vou amar/odiar.

    Beijos,
    http://www.procurei-em-sonhos.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi Thiago, tudo bem?
    Ainda não li o livro, mas tenho bastante curiosidade, por ele tratar de um tema tão sério, mas que as vezes as pessoas não tratam com a seriedade merecida.
    Infelizmente vivemos em uma sociedade onde padrões de beleza são impostos, e se você não tiver uma mente boa e muita auto estima, pode acabar se deixando influenciar por uma ditadura de beleza que não nos leva a nada.
    Acredito que esse seja um livro muito interessante e muito emocionante também! Espero ler em breve :).

    Abraço!
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi Thiago!
    Eu simplesmente AMEI Garotas de Vidro. A história mexeu comigo e me levou a reflexões profundas. É difícil não se envolver com o drama de Lia, algumas passagens me deixaram com olhos marejados. Foi uma leitura incrível!
    Já leu Fale!? É da mesma autora e é muito bom!!!
    Beijos
    Coisas de Meninas

    ResponderExcluir
  9. Olá Thiago, tudo bom?
    Já li Garotas de Vidro e tenho várias razões para achar o livro muito fraco e vago. Porém, gostei da tua resenha, porque tu conseguiu explicar o porquê de tu ter gostado. Fizeste ótimas críticas quanto a história, parabéns!
    http://www.entreleitores.com/

    ResponderExcluir
  10. Oi, eu já havia lido esse livro anos atrás e confesso que fiquei chocada com algumas partes. E um drama muito bom. Vale a pena ler.

    ResponderExcluir
  11. Oi, eu já havia lido esse livro anos atrás e confesso que fiquei chocada com algumas partes. E um drama muito bom. Vale a pena ler.

    ResponderExcluir

 
Layout feito por Adália Sá | Não retire os créditos