Páginas

[Resenha] Louca para casar


Título: Louca para casar
Autor (a): Madeleine Wickham
Editora: Record

Sinopse: Milly está a quatro dias de um casamento digno de contos de fada com Simon, um jovem rico por quem é perdidamente apaixonada. É a cerimônia mais aguardada do ano pela alta sociedade, mas um detalhe pode pôr tudo a perder. Dez anos antes, Milly se casou com um amigo americano gay para que ele vivesse na Inglaterra com o parceiro, mas logo ambos perderam o contato e nunca se divorciaram. Tudo permaneceria em segredo se não fosse a chegada de Alexander, o fotógrafo, que por acaso também presenciou a primeira união. Agora ela terá que correr contra o tempo para encontrar o “marido” e obter o divórcio antes que todos descubram que a noiva, na verdade, já é casada.







Como começar? Essa foi uma leitura cheia de contradições. Eu sempre tento ser o mais sincera que posso nas resenhas que eu faço, então farei o mesmo com essa. Não achei “Louca para casar” um livro ótimo de início. Na verdade, a princípio me frustrei com o ritmo que achei lento demais e com a personagem principal que me pareceu meio avoada e sem personalidade.
Como todos sabem, eu acho, Madeleine Wickham é um pseudônimo da autora Sophie Kinsella. Mas eu sinto como se fossem duas autoras completamente diferentes. Sophie Kinsella me diverte e eu morro de rir com seu senso de humor e situações as quais ela submete seus personagens. Madeleine Wickham tem um ritmo mais lento, porém com uma profundidade que me surpreendeu. E até me emocionou em algumas partes.


Agora o que mudou no decorrer do livro? Temos como personagens principais Milly e Simon. Os dois parecem o típico casal fofinho que se ama e se dão super bem. Por fora, aparentemente perfeito. Só que Milly não é tão intelectual quanto ela aparenta ou tão sofisticada. Ela gosta de novelas. Ela gosta de ficar a vontade em casa, usar meias velhas e jeans. Mas para Simon ela sempre se esforça em ser mais do que realmente é. Nem sempre ele sabe como ela realmente se sente ou a conhece tão bem quanto imagina, mas até aí todo casal tem um pouco disso de querer ser melhor na frente do outro, como se esses pequenos defeitos fossem minar qualquer sentimento que nutrisse um pelo outro, afinal, o amor frequentemente vem acompanhado do medo da perda. Mas essas não foram as únicas coisas que Milly escondeu. Ela também escondeu que se casou há dez anos, com um amigo gay (Allan) que ela conheceu na faculdade para que ele pudesse conseguir um visto e ficar com o amor da vida dele. E ela nunca se preocupou em verificar se os tramites do divórcio foram realmente finalizados. Ou seja, para todos os efeitos, Milly já é casada.


Assim como Milly tem os seus defeitos, Simon tem os dele. Ele guarda uma mágoa profunda do pai, que abandonou a sua mãe e a ele quando ainda era pequeno e passou anos ignorando a sua existência. Até que aos dezoito anos, quando sua mãe faleceu, seu pai apareceu no hospital e repentinamente, começou a tentar agir como um pai. Só que depois de anos guardando rancor, Simon não conseguiu perdoar e em tudo o que faz, ele tenta ser melhor que seu pai. Inclusive em seu casamento, talvez principalmente, em seu casamento.


Mas apesar dessas “pequenas coisinhas” é nítido o sentimento deles um pelo outro. Eles são fofos. Ela sabe como o distrair quando ele está irritado. Ele sabe como fazer com que ela se sinta querida, necessária na vida dele.


Em contrapartida estão Allan e Ruppert. Eles se amam muito. É aquele tipo de casal que tem sincronia em tudo o que fazem. Eles quebraram meu coração. Mas eu não vou dar detalhes (leiam!).
Em meio a toda a correria do casamento, os pais de Milly  ficam ainda mais distantes e o casamento deles vai de mal a pior. A mãe, um tanto quanto muito superficial, tenta fingir que não há problema algum e se joga de cabeça nos preparativos do casamento, orgulhosa porque agora a filha fará parte da alta sociedade. Isobel, irmã de Milly, descobre que está grávida e se sente completamente perdida. E agora o fotógrafo que fará as fotos do casamento reconhece Milly de dez anos atrás e começa a ameaçar contar que Milly já é casada.


Agora Milly terá que correr para encontrar Allan, que ela não vê praticamente desde o dia do casamento, para se certificar de que está realmente divorciada. Isobel terá que decidir se realmente quer ter a criança ou se fará um aborto. Simon tem que superar essa competitividade absurda, beirando a obsessão, de superar o pai. E Ruppert terá que encarar o passado para ajudar Milly, por mais que não queira ele deve isso a ela, mas isso poderá lhe custar toda a vida que construiu para si e terá que enfrentar um passado que ele pensava já ter deixado para trás.


Essa história começou com uma mulher um pouco tonta, um pouco ingênua, com uma história do passado mal resolvida que volta para lhe assombrar e um homem perdido que tem tanta necessidade de afeto paterno que faz de tudo para demonstrar justamente o contrário e que não tem consciência de que precisa superar esses ressentimentos se realmente não quiser cometer os mesmos erros que aquele a quem tanto despreza, cometeu há anos atrás. Essa história se tornou uma história sobre amor, arrependimento, perdão e recomeços. Porque não importa o quanto você tente deixar algo inacabado para trás, o quanto você repita uma e outra vez que aquilo já passou e não faz mais parte da sua vida, uma hora isso voltará quando você menos esperar.







9 comentários :

  1. Também quero um amigo gay para ajudar. <33 HUAHAUHAUHAHAU

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele ajudou na pressão, mas só lendo pra você saber porque não vou dizer :P

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Quem bom que já saiu a resenha de Louca para casar! Aliás saiu bem rapidinho =)
    Bom, primeiramente queria dizer que eu não sabia desse pseudônimo da Sophie de Madeleine Wickham. (É, pois é ). E segundo que gostei bastante da história da Milly, parece ser um bom livro de se ler com uma historia cotidiana sobre relacionamentos. Fiquei curiosa sobre como ficará a amizade da Milly com o Allan depois de tanto tempo. (mas para que eu saiba isso, só lendo não é mesmo?).
    Acho que vou ler este em dezembro.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Kkkkk, verdade, foi rápido.
    Eu só soube que era a Sophie porque estava escrito na capa do livro ><
    Siiim, leia xD
    Bjos!

    ResponderExcluir
  5. Oi Nanda. Amei a resenha. Ficou ótima. Bem reflexiva. Conseguiu passar a história e todas as reflexões que ela te fez ter para os leitores. Já estou curiosa quanto a obra e louca para ler. Bjoks da Gica.

    umaleitoraaquariana.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gi! Que bom que gostou, é muito importante que vocês leiam e se identifiquem com o livro que a gente recomenda aqui. Espero que leia e que se identifique ainda mais *-*
      Bjss!

      Excluir
  6. Não gostei muito da ideia central do livro, Amanda. Mas a resenha está excelente.
    Se tiver uma oportunidade, lerei mais pela sua resenha do que pelo conteúdo do livro. Assim tenho a minha opinião sobre ele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, fico feliz que tenha gostado, apesar da ideia central não te cair muito bem. Eu fiquei sinceramente surpresa, porque se tratando de Sophie Kinsella a gente sempre espera umas boas gargalhadas, mas esse livro foi mais "centrado" realmente nos conflitos de cada personagem, foi uma boa experiência pra mim, e acredito que foi bom também para conhecer outro lado dessa autora que eu amo de paixão *-*
      Beijos! :D

      Excluir

 
Layout feito por Adália Sá | Não retire os créditos