Páginas

O livro que mudou minha vida - Atentado

Pessoal, hoje começo com uma micro-série aqui no Entre Vírgulas! Ela vai se chamar: “O livro da minha vida”, na qual falaremos sobre um livro que nos tenha mudado, tocado, emocionado de forma bruta demais  xD

Pois então, o livro em questão é Atentado da autora, infelizmente pouco conhecida, brasileira Sonia Rodrigues Mota, publicado em 1994 pela editora Ediouro:


Esse livro trata basicamente da vida de um adolescente, que ao ter o pai preso é obrigado a morar com o tio e se submeter a uma vida mais simples, tendo de deixar para trás viagens e amigos, vai tentando descobrir o que aconteceu com o pai enquanto descobre tudo sobre si mesmo, entre paixões, brigas, sexo, álcool, Pedro se torna ele mesmo.

Por enquanto deve parecer um livro comum, não? Pois não é! Primeiro devo dizer sobre como esse livro chegou até mim: EU NÃO SEI!! De uma hora para outra ele estava em minhas mãos, isso quando eu tinha 16 anos, li e reli esse livro várias vezes durante essa época, e assim como chegou, foi-se. SUMIU. Não sei para onde, não sei por que, só sei que foi assim. E hoje, 4 anos depois, eu resolvi que tinha que ter ele novamente comigo! Procurei em todas as livrarias do Rio de Janeiro e nenhuma tinha esse livro! Fui olhar na editora: ESGOTADO. Então dei o braço a torcer, pois não gosto de comprar coisas pela internet, sei que pareço uma velha, e comprei-o na Estante Virtual! E de novo, li e me senti transportado aos meus 16 anos novamente!

Agora, como esse livro me mudou: sinceramente não sei. Eu sei que depois de lê-lo eu tive outras vontades, eu deixei o casulo que tinha virado minha casa e voltei a sair, a ir a festas, a rir! Nunca um livro me fez tão bem quanto esse. Ele é o tipo de livro que te segura pela gola e bate na sua cara dizendo: ACORDA PRA VIDA SUA VADIA PREGUIÇOSA. Ok, talvez sem a parte da vadia. Mas é nesse caminho. E depois de tanto tempo, ele só consegue me trazer nostalgia dos meus aprendizados de adolescente! “[...] ir até o final na busca de fazer o meu melhor. E o meu melhor é o sonho.”.

Galera, é isso, espero que tenham gostado da resenha, e como disse acima, vai ser um pouco difícil encontrar em livraria, então, para quem quiser o livro, compre na Estante Virtual
Não se esqueçam de se inscrever no blog aqui ao lado, e de curtir nossa página no facebook, na qual fica mais fácil acompanhar as postagens  =D



Até a próxima

4 comentários :

  1. Olá!!

    De fato, não conhecia o livro! Gosto de livros que mostram realidade e a mudança necessária para nosso crescimento. Acho que vou tentar uma comprinha pelo Estante Virtual :D

    abraços!

    Escrev'Arte

    ResponderExcluir
  2. É realmente uma pena que a Sonia seja uma autora quase anônima! Já li outro livro dela ("O Robe do Dragão") e é tão fascinante quanto este! Quando li este livro pela primeira vez tinha mais ou menos a mesma idade que você e também fiquei extasiado. Já então eu era um leitor costumaz e já estava às voltas com Pedro Bandeira, Marcos Rey, João Carlos Marinho Silva, etc. Recomendo a leitura para todos os amantes de uma boa história!

    ResponderExcluir
  3. Quem gostou desse livro, iria gostar também do "O Estudante" de Adelaide Carraro, é um livro que mudou minha adolescência, mostra bastante a realidade. Muito bom, vale a pena ler.

    ResponderExcluir
  4. Quem quiser uma cópia em PDF dele, pode baixá-la neste link (eu mesmo digitei e editei) :

    http://www.4shared.com/office/ctrZ68D2ce/Atentando_-_Sonia_Rodrigues_Mo.html

    ResponderExcluir

 
Layout feito por Adália Sá | Não retire os créditos