
Sinopse: Para se ter a vida de Don Tillman, não é preciso muito esforço. Às terças-feiras come-se lagosta com salada de wasabi (seguindo um roteiro com refeições padronizadas que evitam o desperdício de ingredientes e de tempo no preparo); todos os compromissos são executados de acordo com o cronograma – alguns minutos reservados para a prática do aikido e do caratê antes de dormir; uma hora para limpar o banheiro; três dias da semana reservados para suas idas à feira – e se, apesar dessa programação, algum desagradável contratempo surgir em sua rotina, não há nada que não possa ser solucionado com meia hora de pesquisa científica. Exceto as mulheres.
Hoje a resenha vai ser do livro O projeto Rosie do escritor Graeme Simsion , lançado pela editora Record e que eu comprei por R$10 bagatelas na Submarino! Fica a dica para ficarem ligados nas promoções por lá.
O livro é narra em primeira pessoa a vida do Don que é um homem que tem suas peculiaridades, regras e tudo bem planejadinho .. não só para ter seu tempo sobre controle como para ter uma qualidade de vida sem desperdiçar o tempo.
Don me lembra o pai do John, do livro Querido John do Nicholas Sparks , e acabei vendo que o personagem poderia ter uma forma de autismo . Ele tem muita dificuldades de se relacionar com as pessoas e só tem dois amigos que são Cláudia e Gene, um casal ! Cláudia é uma psicologa e Gene também é professor da faculdade onde ele e Don trabalham.
Don tem 39 anos é é um geneticista e trabalha nessa Universidade Australiana e decide encontrar a mulher perfeita. Cria um questionário com dezesseis páginas (frente e verso) com perguntas simples como se a pessoa bebe até questões de matemáticas e QI. Formando assim o Projeto Esposa !
A Esposa tem que ser inteligente e está adequada as respostas certas do questionário. Até que ele encontra Rosie, que trabalha como garçonete, fuma, chega atrasada e leva a vida de uma maneira mais leve do que ele. Ai vocês terão que ler o livro para saber como esse choque de estilo de vidas se dá! Sobre o livro , o que posso dizer é que me surpreendi!
Comecei a ler esse livro sem muitas expectativas e mais levada pela linda capa ! Sim, eu acho essa umas das capas de livros mais lindas que tenho na minha estante e isso sim foi uma motivação para comprar.
O escritor conseguiu levar muito bem a narrativa do livro e eu fiquei encantada com o livro. A maneira como as pessoas taxam as outras,e até o próprio Don que julga Rosie por onde ela trabalha e tal. O livro vale a pena e ele faz nós pensarmos sobre a maneira que enxergamos as pessoas. Além da pitada de genética que tem no livro e eu amo essa parte da biologia .
Recomendo essa leitura e se divirta com Rosie e se prenda ao carisma de Don que mesmo não sabendo tem um coração enorme e sim sabe amar as pessoas.Não foi um dos melhores livros que li, mas valeu a pena a leitura!
Beijos e até mais !